Ao fazer trabalho de pesquisa para a realização do 2º desafio, encontrei alguns sites de museus bastante interessantes.
Este site chamou-me a atenção pela primazia dada à imagem - o fundo é constituido por um slide show de imagens do museu. Além disso tem um design limpo, simples, mas agradável à vista, não causa confusão e a informação está bem hierarquizada. Em cima tem um menu que nos remete para outras áreas do site, cada uma com uma cor predominante (cor que podemos logo distinguir quando colocamos o cursor em cima do item do menu) o que ajuda o utilizador a diferenciar todas as áreas do site.
Este site também me chamou a atenção pela palete de cores utilizada e pelo facto de esta ir mudando conforme a área do site (correspondente a cada botão do menu quando o cursor lhes passa por cima). Além disso também tem slideshow's que remetem para as exposições a decorrer no museu. A informação está muito bem hierarquizada no menu: primeiro aparece a categoria "visitar" dentro da qual temos indicações de como chegar ao museu e horários de funcionamento deste, depois as exposições e os programas, dando ênfase ao objectivo de levar as pessoas a visitar o museu. A nível gráfico é bastante atractivo, pelas cores, pela composição, pela distribuição dos objectos no site.
Este site tem também uma composição gráfica muito interessante do ponto de vista da imagem, da cor e do tipo de letra.
Começando pela imagem, vemos um slideshow no início que mostra imagens interessantes das exposições em exibição no museu, chama a atenção ao leitor e leva-o a querer ver mais. Por baixo dá-se ênfase a futuras exposições, eventos e também a um pedido de donativos para o museu. A conjugação da cor, apesar de simples, é harmoniosa e ajuda na hierarquização da informação, chamando a atenção para o que é mais importante.
Este site caracteriza-se por ter um design e uma organização de informação inovadora. Ao invés do tradicional menu, temos na homepage três quadrados que nos conduzem às principais áreas do site: como era o MUDE antes, como é o MUDE agora e o futuro do MUDE, sendo que também dá primazia à revista e à localização do museu na Rua Augusta. Em termos de cores, prima pela simplicidade, apostando maioritariamente nos cinzentos e nos brancos, dando, dependendo da área do site, pormenores de cor bastante interessantes. Na minha opinião é um site a explorar e é um dos exemplos de inovação nos sites de Museus em Portugal.