terça-feira, 30 de março de 2010

Site da Dolce Gusto





O site da Nescafé Dolce Gusto é simples, embora visualmente atractivo e inovador.



















A simplicidade das cores faz com o site tenha um design de aspecto limpo e de fácil acesso.
Os destaques passam na homepage em slideshow e cada um destes tem uma cor própria, diferenciando-se e criando harmonia visual.

Observamos também muitos pormenores interessantes, todos relacionados com a área do café, que conferem ao site um visual mais atractivo que dá ao utilizador mais vontade de o explorar. Um exemplo é o símbolo que aparece quando o site está a carregar ser uma cápsula das máquinas de café com várias cores ou ainda as animações que aparecem um pouco por todo o site.

Além disto, o site tem alguns conteúdos a observar:




















Exemplo disso é a àrea de receitas, a de acessórios ou aquela onde podemos ler mais sobre a Nescafé, entre muitos outros. Em suma, penso que o site da Nescafé Dolce Gusto é um site bastante interessante que vale a pena visitar e explorar.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Alguns museus na internet


Ao fazer trabalho de pesquisa para a realização do 2º desafio, encontrei alguns sites de museus bastante interessantes.
























Este site chamou-me a atenção pela primazia dada à imagem - o fundo é constituido por um slide show de imagens do museu. Além disso tem um design limpo, simples, mas agradável à vista, não causa confusão e a informação está bem hierarquizada. Em cima tem um menu que nos remete para outras áreas do site, cada uma com uma cor predominante (cor que podemos logo distinguir quando colocamos o cursor em cima do item do menu) o que ajuda o utilizador a diferenciar todas as áreas do site.

Outro dos sites de museus que me chamou a atenção foi o do Museum of Contemporary Art de San Diego.




















Este site também me chamou a atenção pela palete de cores utilizada e pelo facto de esta ir mudando conforme a área do site (correspondente a cada botão do menu quando o cursor lhes passa por cima). Além disso também tem slideshow's que remetem para as exposições a decorrer no museu. A informação está muito bem hierarquizada no menu: primeiro aparece a categoria "visitar" dentro da qual temos indicações de como chegar ao museu e horários de funcionamento deste, depois as exposições e os programas, dando ênfase ao objectivo de levar as pessoas a visitar o museu. A nível gráfico é bastante atractivo, pelas cores, pela composição, pela distribuição dos objectos no site.

Ainda nos Estados Unidos, gostei bastante do site do Museum of Contemporary Art de Los Angeles.






























Este site tem também uma composição gráfica muito interessante do ponto de vista da imagem, da cor e do tipo de letra.
Começando pela imagem, vemos um slideshow no início que mostra imagens interessantes das exposições em exibição no museu, chama a atenção ao leitor e leva-o a querer ver mais. Por baixo dá-se ênfase a futuras exposições, eventos e também a um pedido de donativos para o museu. A conjugação da cor, apesar de simples, é harmoniosa e ajuda na hierarquização da informação, chamando a atenção para o que é mais importante.


No que diz respeito a sites de museus portugueses, gostei bastante do site do MUDE - Museu do Design e da Moda.



















Este site caracteriza-se por ter um design e uma organização de informação inovadora. Ao invés do tradicional menu, temos na homepage três quadrados que nos conduzem às principais áreas do site: como era o MUDE antes, como é o MUDE agora e o futuro do MUDE, sendo que também dá primazia à revista e à localização do museu na Rua Augusta. Em termos de cores, prima pela simplicidade, apostando maioritariamente nos cinzentos e nos brancos, dando, dependendo da área do site, pormenores de cor bastante interessantes. Na minha opinião é um site a explorar e é um dos exemplos de inovação nos sites de Museus em Portugal.







terça-feira, 16 de março de 2010

Steve McCurry - Website do Fotógrafo














O website do fotógrafo Steve McCurry é um exemplo de um website relativamente simples, mas que serve na perfeição o propósito de dar a conhecer o trabalho do fotógrafo. Do lado direito temos um menu que vai mudando consoante o fluxo de navegação do utilizador para o informar donde ele está. Neste menu, mantém-se sempre o botão "home". Do lado esquerdo aparece sempre uma fotografia do fotógrafo. O maior senão desta escolha é o facto de muitas vezes, a fotografia demorar algum tempo a carregar. No entanto, e sendo um site de fotografia, compreende-se que se tenha ligado um pouco menos à relação tamanho da imagem/velocidade de carregamento de site.
O elemento cor é importante pois associamo-la à área geográfica onde foram tiradas a maioria das fotografias (Médio Oriente) e, por essa razão, ajuda ao utilizador a entrar no "ambiente" das fotografias.
Como não podia deixar de ser num site de fotografia, a secção à qual é dado mais ênfase é a da galeria, apesar de existirem outras categorias interessantes, tal como a biografia, contacto e informação acerca de workshops.












Assim, não é um site no qual ocorram grandes mudanças, mas é um site que acaba por apelar aos interessados em fotografia, pela relevância dada ao elemento imagem.
Na minha opinião, acaba por não ser um site para visitar todos os dias, por um lado pela falta de informação actualizada diariamente, por outro pelo facto de demorar algum tempo a carregar as fotografias. No entanto, penso que é um site que é importante visitar caso se goste de fotografia, pois, na minha opinião, é um exemplo no que toca a primazia dada à imagem.